Custo do capital e tributação travam desempenho do Brasil frente a 17 países

O Brasil é o penúltimo colocado no ranking geral do Competitividade Brasil, entre 18 economias selecionadas, à frente apenas da Argentina. O Chile e o México, outros dois casos de países latino-americanos, ocupam a 8ª e 12ª posição, respectivamente.

A Coreia do Sul é a economia mais competitiva. Em 2019, o Brasil registrou, pelo segundo ano consecutivo, redução de burocracias para a abertura de empresa, entre outros avanços, mas os ganhos não foram suficientes para o país subir no ranking geral.

Além da carga elevada, o sistema tributário brasileiro tem baixa qualidade. O Brasil é o último colocado no ranking do subfator Qualidade do sistema tributário. O Brasil é o país com o pior desempenho no ranking do fator Financiamento entre os 18 países avaliados. Veja o comparativo.


Baixe o estudo na íntegra download

“Ao longo dos últimos dez anos, que é o período do estudo, percebemos que a média geral do Brasil no ranking de competitividade cresceu. O Brasil registra, por exemplo, redução de burocracias pelo segundo ano seguido, mas os outros países também avançaram, com esforços contínuos para ampliar suas vantagens competitivas. Não estamos isolados no mundo e temos que enfrentar os nossos entraves de frente. O importante é que sabemos quais são eles, a tributação e o spread bancário”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. 

Blog Attachment
  • design-sem-nome
  • competitividadebrasil_2019-2020_grafico

Related Posts