Empregados de montadora aprovam greve contra robôs humanoides
Funcionários de uma montadora fora Brasil aprovaram nesta 4ª feira uma greve contra o plano da empresa de introduzir robôs humanoides na linha de produção. As informações foram divulgadas no jornal norte-americano Financial Times.
A medida teve o apoio de 87% dos 39.668 membros do sindicato. O resultado garante o direito de greve legal caso o comitê estadual de relações trabalhistas decida suspender a mediação entre empregados e empregadores nas negociações.
A paralisação é planejada depois de a empresa anunciar projetos para implantar o um robô humanoide desenvolvido por sua subsidiária nos EUA. Houve 11 rodadas de negociações salariais desde maio, segundo o jornal Korea Times.
Como proposta de acordo, o sindicato pede maior participação nas decisões sobre inteligência artificial e ganhos salariais. Eis as demandas:
- Maior participação na implementação da IA e da automação
- Aumento na idade de aposentadoria de 60 para 65 anos
- Aumento no salário-base mensal
- Bônus equivalente a 30% do lucro líquido da empresa, distribuído entre os funcionários.
A inserção de robôs e inovações integra projetos de automação industrial da empresa, que anunciou, em fevereiro, o plano de produzir cerca de 30.000 robôs humanoides por ano de 2026 até 2028.
Fonte: Poder 360