Quem aluga apartamento em apps precisa pagar Imposto de Renda? Entenda o que diz a lei
Colocar casas e apartamentos para alugar por poucos períodos em plataformas online se tornou uma prática de muitas pessoas em busca de uma renda extra. O que muitos não sabem, no entanto, é que essa renda extra é tributável e o locatário deve declará-la no Imposto de Renda 2025.
Há a expectativa de que a Receita endureça a fiscalização sobre a renda de aluguéis em plataformas online. De acordo com a especialista, isso ocorre muito por pressão do setor hoteleiro, cioso da concorrência.
Até o momento não se anunciou nenhuma medida concreta mirando essa não declaração, mas a advogada recomenda atenção. Isso uma vez que o consumidor pode sofrer consequências da sonegação.
Como reduzir a cobrança de imposto de renda com aluguéis?
A primeira dica é cumprir as obrigações legais e evitar multas e outras penalidades. A segunda é cogitar a criação de uma holding imobiliária, que pode ser uma boa saída para quem investe em diversos imóveis.
Outra opção para quem quer pagar menos imposto é mais adequada a quem ainda não tem um imóvel para alugar. É a opção de investir em fundos imobiliários, os FIIs.
— Portal Inteligência Financeira