Tecnologia: STJ condena empresa por uso de link patrocinado

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou uma empresa de turismo por uso da marca de um concorrente em link patrocinado — anúncio de destaque vendido por sites de busca. Por unanimidade, os ministros consideraram haver “uso parasitário” da marca.

Por meio de link patrocinado, a empresa consegue redirecionar para si pesquisas feitas por consumidores com o nome do concorrente. O tema já havia sido abordado lateralmente em outros processos julgados pela 3ª Turma, o outro colegiado que analisa casos de direito privado no tribunal superior.

O caso julgado pelos ministros da 4ª Turma é de uma empresa do setor de passagens e turismo, que questionou a prática adotada por uma concorrente.

Os desembargadores condenaram a empresa a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil, por concorrência desleal. A empresa alegou, no recurso, tratar-se de publicidade comparativa, sem qualquer potencial de gerar confusão no consumidor.

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