Pesquisa revela alto índice de burnout entre brasileiros

Mais de oito em cada dez brasileiros entrevistados em uma pesquisa recentemente estão com burnout – o esgotamento por trabalho. A conclusão é de um teste resumido, feito com 2.100 pessoas, para avaliação da condição em setembro.

Quem aplicou o questionário foi a 121 Labs, empresa que atua como um laboratório de inovação em experiência do consumidor e que promove pesquisas sobre o cenário econômico e social do país, por meio do Hazo.App. A pesquisa teve como objetivo entender a percepção e o comportamento dos brasileiros nos temas qualidade de vida, burnout e estresse em uma amostra representativa para o Brasil, com margem de erro de 2,2%.

Entre os 85% que foram considerados com burnout, 17% têm burnout severo, 36% burnout e 32%, burnout em estado inicial. Outros 13,5% apresentaram “sinais de burnout” e somente 1,32% não tem indícios da condição.

O teste resumido de burnout apresenta 12 questões, como “ao final do dia e da sua rotina, você se sente excessivamente exausto(a)?” e “em relação a sua rotina diária, você se sente que ele te faz se sentir esgotado emocionalmente?”.

Para Renato Mayer, CEO da 121 Labs e coordenador da pesquisa, o número obtido é, sim, muito alto. “Foi feito um teste de burnout, replicamos o mesmo modelo que foi feito em uma pesquisa nos EUA que deu que 52% dos americanos estão em burnout. É um problema mundial, mas o Brasil está em estágio muito maior”, afirma.

Ele comenta que, na pandemia, houve um avanço maior das pessoas dentro do mundo digital e uma sobrecarga de informação ainda maior, o que tem afetado a saúde mental. “O brasileiro não chegou a sair da crise econômica, mergulhou direto em uma crise sanitária na pandemia e, consequentemente, na piora da economia.”

Fonte: Valor Econômico

Related Posts